Sede:
Rua 31 de Janeiro, n.º 54
6300-769 GUARDA

Telf. 271 211 555

E-mail: instituto.s.miguel@mail.telepac.pt
Faça o Donwload do Flash Player para ver a animação.

Escola

Construído no Outeiro de S. Miguel um pavilhão para salas de aula e outras instalações afins, para ali foi transferida a Escola Regional, em 24 de Maio de 1938. Dada a confiança que as famílias faziam nos professores e educadores desta Escola, muitos alunos vinham matricular-se, até de longe, de Lisboa, do Porto, de Coimbra, do Alentejo, do Minho e do Algarve, pois a Escola tinha, então, o regime de internato. Filhos de algumas das mais conhecidas famílias do país frequentavam esta Escola, com notável sucesso, grangeando-lhe uma aura de modelar estabelecimento de ensino com notável aproveitamento escolar e cuidada formação religiosa e civica.

A Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca realizava, assim, a missão de cooperar com as famílias na educação física, intelectual e moral dos seus alunos. O desenvolvimento físico era favorecido pela situação da Escola, em pleno campo, a meia altitude, com todas as vantagens dum clima forte e seco, e ainda pela alimentação sadia e abundante.

A educação moral, essencial à inteireza do carácter e ao aperfeiçoamento do sentido social e da formação cívica, teve sempre por base o conhecimento e a prática da religião católica.

Como as Oficinas de S. Miguel se foram instalando nos modestos barracões entretanto adaptados, pequenas escolas de arte e ofícios, com as valências de serralharia, carpintaria, artes gráficas e encadernação, começaram a funcionar, ao lado da Escola que ministrava os curriculos oficiais de ensino. Formou-se assim no Outeiro de S. Miguel uma original comunidade onde crianças e jovens dos mais diversos quadrantes sociais conviviam fraternalmente, sem quaisquer preconceitos.

Quando a sangria da emigração quase despovou as Beiras Interior e Litoral, foi a Escola solicitada para resolver muitos problemas provocados pela dispersão dos agregados familiares. Centenas e centenas de pais de família emigrados em vários países da Europa procuram na Escola Regional uma solução para a educação dos filhos que não queriam deixar ao abandono e confiavam essa missão a esta Escola que, em regime de internato, dava a esses alunos um autêntico ambiente familiar. Nunca se encarecerá demais a atitude desses pais que, trabalhando no estrangeiro, queriam que os filhos recebessem em Portugal a instrução e a formação adequadas à nossa tradicional maneira de ser.


Outeiro de S. Miguel, outrora um lugar quase solitário, começava, entretanto, a ver-se rodeado de um importante núcleo habitacional que punha à direcção da Escola problemas de solidariedade para com as famílias vizinhas, com filhos em idade escolar. Seria desumano não lhes abrir a Escola e obriga-los a procurar longe o que tinham perto. Com o decorrer dos anos, começou a Escola a ser também solicitada para se abrir a outros alunos da cidade e arredores, em regime de externato, sobretudo para aquelas famílias em que pai e mãe, trabalhando ambos, não podiam acompanhar os filhos nos estudos nem vigiar a assiduidade da sua frequência às aulas. A Escola Regional, sem deixar de garantir o regime de internato, adoptou assim os regimes de semi-internato e externato.

O aumento da frequência implicou a remodelação e a ampliação das instalações e o que era, a o longo de muitos anos, uma Escola quase familiar, tomou novo dinamismo e obrigou a uma gestão mais cuidada de recursos humanos e materiais. Activou-se a participação da Escola no Desporto Escolar e construiu-se um moderno complexo desportivo que muito beneficiou não apenas os seus alunos mas também toda a comunidade educativa das Escolas envolventes

Claro que toda a acção educativa da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, como escola católica que se assume, seria praticamente impossível de realizar, se não se apoiasse nessa Obra admirável fundada por D. joão de Oliveira Matos conhecida por Liga dos Servos de Jesus. Ao longo de todos estes anos, a liga forneceu à Escola não apenas os membros da Direcção mas também grande parte dos seus professores e pessoal educativo sem o qual nunca seria o que tem sido e procura ser, cada vez mais. Hoje, o complexo desportivo do Outeiro de S. Miguel brilha confiadamente ao sol do futuro.

@2010 Instituto de S. Miguel | Powered by Peakit | Contacto: geral@institutosaomiguel.org | Página Principal