Sede:
Rua 31 de Janeiro, n.º 54
6300-769 GUARDA

Telf. 271 211 555

E-mail: instituto.s.miguel@mail.telepac.pt
Faça o Donwload do Flash Player para ver a animação.

Instituto de S. Miguel e Liga dos Servos de Jesus

 
A Liga dos Servos de Jesus é formada por Servos Internos e Externos, tem a sua sede na Guarda. É a entidade proprietária e principal impulsionadora do Instituto de São Miguel. Preside à Liga o Bispo da Diocese da Guarda, coadjuvado por um(a) Assistente Geral.
É considerada uma vasta família espiritual formada por homens, mulheres, casados, solteiros, leigos de qualquer condição social que, procurando viver à maneira dos primeiros cristãos, estão dispostos a realizar na vida esta divisa: “É PRECISO QUE JESUS REINE”.

D. João de Oliveira Matos, foi o fundador da Liga dos Servos de Jesus. Nasceu em Valverde, concelho do Fundão, numa casa humilde, a 1 de Março de 1879. Após os estudos na escola primária e no Liceu de Castelo Branco, ingressou no Seminário da Guarda, em Setembro de 1896. Fez a sua Ordenação Sacerdotal a 28 de Março de 1903 e  Episcopal a 25 de Julho de 1923. D. João, conseguiu reunir na Lajeosa do Mondego, a 11 de Fevereiro de 1924, uma pequena falange de almas de boa vontade às quais expõe o seu plano:
“ a Obra que vamos fundar será para homens, mulheres, casados, solteiros e até doentes”.
Fundou por esta altura a Liga dos Servos de Jesus, a 17 de Fevereiro de 1924.
Faleceu no Outeiro de S. Miguel a 29 de Agosto de 1962.
A 30 de Janeiro de 1994 foi aberto o processo Diocesano para a sua Beatificação.
A 13 de Junho de 2013 foram reconhecidas as "Virtudes heróicas"  e declarado Venerável pela Congregação para a Causa do Santos.


LIGA DOS SERVOS DE JESUS
  Na oração e no silêncio,
D. João vai concebendo a ideia
de criar uma espécie de Liga que
congregue todos os esforços e
generosidades na construção do
reino de Cristo.

TODOS PODEM SER SERVOS DE JESUS!

Assim nasceu a LIGA DOS SERVOS DE JESUS.

Fins:
* santificação pessoal;
* oração e reparação;
* evangelização e apostolado.

COMUNIDADE ORANTE

A disponibilidade de D. Palmira Dinis da Fonseca, de sua irmã D. Maria Cândida e da serviçal das mesmas, Maria da Ascensão, deu oportunidade à criação de uma comunidade orante, na Casa do Rochoso, que permitia que a Liga se dedicasse, desde logo, à obra dos retiros e ao acolhimento de crianças .

A Adoração permanente do Santíssimo Sacramento é a primeira iniciativa de oração e reparação comunitária.
 

Um dos servos que mais colaborou com o Sr. D. João foi o Dr. Alberto Dinis da Fonseca. Foi com este brilhante advogado e notável pedagogo que D. João fundou o jornal Amigo da Verdade, a Tipografia, o internatoOficinas de S. Miguel” e a “Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca”.

Aberta a casa do Outeiro de S. Miguel, para aqui foram transferidos o Jornal, a Tipografia, o Lar e Escola, que teriam, pelos anos fora, um grande papel na educação e formação dos jovens.


@2010 Instituto de S. Miguel | Powered by Peakit | Contacto: geral@institutosaomiguel.org | Página Principal